No começo da manhã desta terça-feira, a deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) anunciou que a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1 no Brasil conseguiu as assinaturas suficientes para tramitar na Câmara Federal.
Por meio da rede social X, ela informou que o número de assinaturas superou as 171 necessárias e se aproxima de 200. “Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6×1 e já nos aproximamos de 200 signatários e co-autores”, comemorou a parlamentar.
Érika também disse que mesmo com as assinaturas necessitas, a proposta continuará recebendo adesões ao longo do dia e ainda convocou uma coletiva de imprensa para as 17h na Câmara dos Deputados. O vereador eleito do Rio de Janeiro Rick Azevedo estará presente.
Cabe destacar que a PEC do fim da escala 6×1 contou com apoio de parlamentares de todos os espectros ideológicos do Congresso Nacional. No campo da direita e extrema-direita, parlamentares defenderam um diálogo para aprimorar a proposta, enquanto outros argumentaram que seria melhor que a escala de trabalho fosse definida em comum acordo entre o empregado e o empregador.
O vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, que está na COP 29, no Azerbaijão, afirmou que o assunto é uma tendencia em todo o mundo, enquanto o Ministério do Trabalho e Emprego disse acompanhar o debate com atenção, mas que a escala deveria ser feita por meio de convenções e acordos coletivos.
Cabe destacar que o assunto ganhou força nas redes sociais e acabou sendo alvo de discussões na Câmara Federal e no Senado Federal. Na Casa Alta, Senadores do PL e Republicanos tiveram um debate acalorado em plenário. O Portal ImagineAcredite acompanhou tudo, como também acompanhará a coletiva de imprensa na tarde de hoje (13).
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados