GDF investe em medidas para oferecer mais infraestrutura, saúde e assistência

O Governo do Distrito Federal está empenhado em promover melhorias na qualidade de vida dos brasilienses. Somente nesta sexta-feira, 8, o Governo do Distrito Federal inaugurou o Viaduto do Jardim Botânico, que melhorará o tráfego na região do cruzamento da Rodovia DF-001 com a DF-035. A obra compõe o leque de investimentos em infraestrutura promovido pela gestão do governador Ibaneis Rocha, que foi destaque na 24ª edição da Revista ImagineAcredite.

Por falar no governador, nesta semana, ele também autorizou a contratação de 400 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e 400 agentes Comunitários de sAÚDE (ACSs), para reforçar as ações de prevenção e combate à dengue e outras arboviroses. “Nós fizemos um esforço muito grande junto à Secretaria de Economia para que a gente conseguisse alocar os recursos necessários para a contratação desses 800 profissionais que são muito importantes, principalmente para a saúde da família. São aqueles que andam de casa em casa, que acompanham e que evitam que essas pessoas cheguem à porta das nossas unidades básicas de saúde e dos nossos hospitais”, destacou Ibaneis Rocha.

Além disso, para garantir e ampliar a cobertura vacinal, bem como prevenir a reintrodução de doenças graves do DF, o Governo tem enviado mensagens para reforçar a vacinação de crianças e adolescentes. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o disparo foi iniciado nesta semana. “Até o final do ano, a SES-DF deve mandar alertas sobre 21 tipos de imunizantes, uma vez ao mês. Ainda em novembro, cerca de 30 mil mensagens estão sendo disparadas por dia, totalizando, ao final, mais de 400 mil”, acrescentou a pasta.

Cabe destacar que essa proximidade com o cidadão também tem sido potencializada para garantir a manutenção asfáltica durante os dias de chuvas. Para a gestão Ibaneis Rocha, o trabalho de recuperação de trechos críticos começa com o engajamento da população. “É com base nos relatos e reclamações dos moradores às administrações regionais e das demandas registradas na ouvidoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que os órgãos do Governo do DF (GDF) definem o cronograma de ações”, argumentou o GDF.

Assistência para quem precisa

O Executivo Distrital também tem trabalhado para assistir aqueles que mais precisam, a exemplo da população em situação de rua que, de janeiro a outubro, recebeu gratuitamente 876.583 refeições nos 18 restaurantes comunitários do Distrito Federal. Em média, foram servidas 73 mil refeições por mês, sendo 2.401 refeições diárias, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A média diária de refeições para toda a população é de 50 mil.

Em nota, o GDF lembrou que, desde 2020, a alimentação sem custo nas unidades passou a ser um direito e que a população em situação de rua já tinha acesso ao almoço e que, neste ano, o Decreto Nº 45.715 ampliou a oferta para três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Ou seja, a população de rua passou a ter acesso a qualquer uma das refeições disponíveis nos restaurantes comunitários que ele frequenta, de graça.

“Esta foi uma decisão importante do governador Ibaneis Rocha – e que faz parte do Plano do GDF para a População de Rua – de garantir o mínimo a essas pessoas, que é o acesso à alimentação. A questão da população de rua é complexa e um desafio enfrentado hoje em todo o mundo. Com a gratuidade das refeições, a Sedes dá mais um passo rumo à autonomia dessas pessoas, para possibilitar o processo de saída delas das ruas”, destacou a secretária substituta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo.

você também pode gostar...