Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Designers de Interiores e Ambiente

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene para homenagear os profissionais de Design de Interiores e Ambiente, em celebração ao Dia Nacional dedicado à profissão. A iniciativa da solenidade partiu da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que presidiu a cerimônia e ressaltou a importância dos designers na construção de espaços funcionais e harmoniosos. A Lei 11.369/16, do deputado Ricardo Izar, regulamentou a referida profissão, confirmando o compromisso do Congresso Nacional com o reconhecimento que deve ser assegurado a todas as classes trabalhadoras do país

“Designers de interiores e ambientes podem ser definida como a arte de proporcionar elegância, beleza, sofisticação e conforto aos espaços. O trabalho envolve planejamento, otimização do uso dos espaços, proposta de arranjo, decoração para o embelezamento e harmonia dos ambientes, técnicas de desenvolvimento de personalização e funcionalidade dos recintos. Essa atividade resulta na criação de ambientes de moradia, trabalho, lazer e cuidados que sejam mais confortáveis, ergométricos, ergonômicos, seguros, iluminados, acusticamente apropriados e adequados à exigência das legislações que regulam a construção civil”, pontua Carneiro.  

O presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), Marcelo Mujalli, falou sobre a importância da entidade na defesa da classe. “Com 44 anos de trajetória, a ABD tem sido a maior defensora da nossa categoria. Desde 1996, eu tenho a honra de participar desta instituição, vivenciando sua evolução e conquistas. Como presidente nos últimos três anos, sinto imenso orgulho de fazer parte de uma unidade que foi essencial na elaboração e aprovação da Lei 13.369/16, um marco que legalizou a nossa profissão. A nossa jornada até aqui foi repleta de desafios, mas as vitórias que alcançamos são fruto da nossa união da persistência. Existência e, acima de tudo, da nossa competência”.

Em concordância, Cecília Vieira Gomes, presidente eleita da ABD, reforçou a importância de unir esforços para fortalecer a classe. “Durante todos esses anos de história da ABD, a ABD manteve-se fiel aos seus objetivos, defesa, valorização e capacitação profissional. Esses pilares guiarão nossos passos nos próximos anos, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social. Vamos retribuir à sociedade o reconhecimento da nossa profissão, porque sabemos que a nossa expertise contribui significativamente na formulação de políticas públicas de habitação”.

Já o conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Daniel Robles, reforçou a necessidade de regulamentação e normatização para a profissão. “Nós manifestamos o apoio do CONFEA nos PLs 1271-2023 e 2375-2022, pelos princípios da atividade regulamentada profissional, da defesa e da sociedade, da atividade regulamentada profissional, e também pelo desafio do sistema CONFEA e Mútua em garantir que essa atividade seja executada por profissionais, sejam eles bacharéis, tecnólogos, técnicos, mas que sejam representados pela ABD. Isso traz a elevação dos padrões de qualidade no Brasil”.

Representando a Mútua, o Diretor de Benefícios, Evanio Nicoleit, observou que no Brasil há mais de 15 mil profissionais, porém apenas 817 profissionais estão registrados no Sistema CONFEA, CREA e Mútua e defendeu iniciativas de apoio ao desenvolvimento da profissão. “A profissão fiscalizada pelo Sistema CONFEA/CREA e Mútua tem a missão de oferecer segurança à sociedade e combater o exercício ilegal da profissão. Os profissionais registrados também vão poder usufruir  de benefícios sociais e reembolsáveis, como a previdência, saúde, além da qualificação, vantagens e valorização profissional. A profissão precisa ser exercida por profissionais capacitados, qualificados, registrados e legalmente habilitados”.

Participaram ainda da Mesa: Evandro Roman (deputado no período de 2015 – 2023); a deputada Marussa Boldrin (MDB – GO); o deputado Eli Borges (PL – TO); a deputada Erika Kokay (PT – DF); e os arquitetos Roberto Vilela e Juliana Roman.

A importância do Design de Interiores

O Design de Interiores é uma área profissional dedicada a projetar e organizar espaços, levando em conta aspectos funcionais, estéticos e emocionais. O designer de interiores trabalha para criar ambientes que atendam às necessidades e preferências das pessoas, promovendo conforto, bem-estar e praticidade.

Para se tornar um designer de interiores, é necessário ter formação em um curso técnico ou superior, oferecido por diversas instituições de ensino no país. Durante a formação, os alunos aprendem conceitos sobre história da arte, ergonomia, acessibilidade, materiais, cores, iluminação e muitas outras disciplinas que visam preparar o profissional para o mercado.

Assista a solenidade completa

você também pode gostar...