Nesta sexta-feira, 18, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçou seu compromisso com o esporte e a infraestrutura de Brasília ao assinar a autorização para a construção do Centro Olímpico e Paralímpico do Paranoá (COP). A obra representa um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, que vai gerar 40 empregos nesta primeira etapa, e vai beneficiar diariamente até cinco mil crianças, jovens e adultos de forma gratuita.
Segundo o governador, os investimentos, sobretudo na região do Paranoá, não pararão por ai. “Quando assumimos em 2019 faltava muita coisa nesta região. Fizeram uma expansão aqui na cidade, com o Paranoá Parque, e não havia equipamentos públicos. Não tinha escola, nem posto de saúde que pudesse atender a comunidade. Ao longo desse período, temos proporcionado toda a infraestrutura à cidade e vamos prosseguir agora nesse terreno com a construção do centro olímpico. E iremos construir também, nessa mesma área, a nova Feira do Paranoá”, anunciou Ibaneis Rocha.
E completou: “Hoje, os alunos do Paranoá são matriculados em São Sebastião. Queremos encerrar esse problema para que todos sejam atendidos aqui na sua própria cidade, ao lado das suas casas, e todos possam continuar cada vez mais saudáveis. Além disso, esperamos que o centro olímpico e o trabalho que é feito pela Secretaria de Esporte e Lazer incentivem aqueles potenciais atletas para identificarmos novas lideranças que certamente vão nascer nesse COP.”
De acordo com o Governo do Distrito Federal, a primeira fase da obra do COP Paranoá será conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF) e contempla a construção de guarita, estacionamento, administração e campo sintético. “O Centro Olímpico do Paranoá contará com pista de atletismo, quadras de tênis, poliesportiva e de areia, espaço multiúso, piscinas semiolímpicas e infantis e vestiários”, detalhou
O GDF também destacou que a obra será erguida em uma região estratégica que contempla crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, o que foi muito celebrado pelo secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira. “Assim, ajudamos a Secretaria de Segurança Pública na redução do índice de violência e também a Secretaria de Saúde, porque diminuímos as filas nas unidades de saúde, tendo em vista que esses alunos serão mais ativos com práticas esportivas”, destacou Renato Junqueira.
Cabe destacar que na região do Paranoá, o novo COP, que será a 13º da capital do Brasil, se junta a outras estruturas como uma Unidade Básica de Saúde e um campo de grama sintética, que foram construídos pelo executivo local.
Por Thiago Farias
Foto: Agência Brasília