Nesta terça-feira (8), ocorreu a esperada solenidade de Láurea ao Mérito, durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) em Salvador. Este evento é um dos momentos mais simbólicos da SOEA, pois reconhece os profissionais e entidades que se destacaram por suas contribuições à engenharia, agronomia, geociências e áreas correlatas. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções de Salvador, reuniu especialistas, lideranças e familiares para homenagear aqueles que moldaram o desenvolvimento tecnológico do país. O jornalista Sérgio Botelho Junior esteve presente na solenidade.
Para o presidente da Mútua, Joel Krüger, é importante reconhecer os profissionais. “É um privilégio poder participar de uma homenagem tão importante, esse prêmio da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, e homenagear os senhores e as senhoras que estão aqui presentes. Anualmente, um seleto grupo de profissionais é homenageado, mas a homenagem se estende aqueles que foram indicados e que, eventualmente, não foram homenageados no dia de hoje porque o número de inscrições sempre é superior ao número da possibilidade de atendimento. Então parabéns a todos que fazem essa belíssima história da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”.
Participaram da mesa também o anfitrião Joseval Costa Carqueija, presidente do CREA -BA e o chanceler da Comissão do Mérito de 2024, o engenheiro Agrônomo, Luiz Antônio Corrêa.
Este ano, a Láurea ao Mérito trouxe reconhecimento póstumo ao engenheiro civil Aristides Athayde Cordeiro, inscrito no Livro do Mérito, uma das maiores honrarias oferecidas pelo Sistema Confea/Crea. Sua trajetória de vida foi lembrada por sua dedicação à engenharia civil e à formação de novos profissionais. Outra homenagem póstuma foi concedida ao geólogo Abel Tenório Cavalcante, que também teve seu nome inscrito no Livro do Mérito. Tenório foi reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento das geociências no Brasil. Seu legado foi ressaltado por colegas e familiares, e sua inclusão no Livro do Mérito representa o valor de sua dedicação ao setor, tornando-o um dos principais geocientistas a ser eternizado pelo Sistema Confea/Crea.
Já o engenheiro agrônomo Tumori Sera, renomado por seu trabalho em genética e melhoramento de plantas, foi condecorado com a Medalha do Mérito. Tumori destacou-se por suas colaborações internacionais, especialmente no Japão.
O evento se insere em uma programação mais ampla da 79ª SOEA, que inclui debates e painéis sobre temas fundamentais, como inovação tecnológica, sustentabilidade e a formação de engenheiros para o futuro. A Semana Oficial se consolidou como um espaço de discussão dos desafios enfrentados pelos setores da engenharia e agronomia, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre especialistas e jovens profissionais.
Por Tércia Diniz
foto: Marck Castro
Assista a solenidade
Confira os nomes dos agraciados com a Láurea ao Mérito neste ano
Medalha do Mérito
Eng. civ. Lauro Julião de Souza Sobrinho (Crea-AC)
Eng. agr. Fernando Antonio Rodriguez (Crea-DF)
Eng. civ. Lucio António Alves de Macedo (Crea-MA)
Eng. agr. Liovando Marciano da Costa (Crea-MG)
Eng. eletric. Marcos Vinicius Santiago Silva (Crea-MT)
Eng. civ. George Cunha (Crea-PB)
Eng. civ. José Roberto de Souza Cavalcante (Crea-PE)
Eng. civ. Cid de Castro Dias (Crea-PI)
Eng. agr. Tumoru Sera (Crea-PR)
Eng. civ. Sergio Hampshire de Carvalho Santos (Crea-RJ)
Eng. de Minas Homero Delboni Júnior (Crea-SP)
Eng. metalurg. Adolar Pieske (Crea-SC)
Livro do Mérito
Geól. AbeI Tenório Cavalcante (Crea-AL)
Eng. civ. Luiz Carlos Botelho Ferreira (Crea-DF)
Eng. mec. aeron. Antônio Telmo Nogueira Bessa (Crea-CE)
Eng. agr. Alfredo Scheid Lopes (Crea-MG)
Eng. agr. José Elias Moreira (Crea-MS)
Eng. civ. José Neutel Correia Lima (Crea-PB)
Eng. civ. e de Segurança do Trabalho Béda Barkokébas Júnior (Crea-PE)
Eng. civ. Aristides Athayde Cordeiro (Crea-PR)
Eng. ftal. Eugenio Pacelli Martins (Crea-RO)
Eng. agr. Bernardo Van Raij (Crea-SP)
Eng. mec. Eduardo Miers (Crea-SC)
Eng. civ. e de seg. do trab. Harold Stoessel Sadalla (Sobes)
Menção Honrosa
Universidade Federal do Acre – Ufac (Crea-AC)
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB (Crea-DF)
Universidade Santa Cecília – UniSanta (Crea-SP)