O Brasil foi eleito o vice-presidente do Grupo de Peritos sobre Redução da Demanda de Drogas da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos anos 2022 – 2023, graças as ações adotadas pelo governo brasileiro para o enfrentamento às drogas e a recuperação dos cidadãos dependentes químicos. A decisão ocorreu no último dia 11 deste mês, durante o 72º período ordinário de sessões da Comissão Interamericana Contra o Abuso de Drogas (CICAD), em Washington (EUA).
“Essa reunião foi muito importante. A escolha do Brasil como vice-presidente do grupo mostra o reconhecimento dessa entidade ao importante trabalho que o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, tem realizado na área de redução de demanda de drogas”, diz o secretário Quirino Cordeiro que fez a apresentação no evento.
Além disso, o Senapred representou o país na Conferência Internacional sobre a Implementação de políticas e Programas de Prevenção do Uso de Drogas, entre os dias 14 e 16 deste mês. O evento foi realizado na Universidade de Miami, na Flórida, com o objetivo de fortalecer a capacidade dos profissionais da área no desenvolvimento de estratégias para a prevenção entre os estados membros da OEA.
“O Brasil também teve a oportunidade de apresentar o Sistema de Prevenção às Drogas (SINAP) que está para ser lançado ainda nesse ano de 2022. A ideia tem como finalidade a construção dessa ferramenta digital de gestão e difusão de conhecimento, reunindo diversos programas de prevenção às drogas. É uma iniciativa inédita e acontece em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODOC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O lançamento deve acontecer no mês de dezembro”, finaliza o Senapred.
Ascom Imagine Acredite e Ministério da Cidadania