Comprometido com a recuperação dos adictos que sofrem dia a dia em busca de uma vida digna longe das drogas, o governo federal continua avançando em ações estratégicas. Prova disso, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, irá lançar dois cursos no final do mês de agosto; sendo um no contexto da recuperação da dependência química no setor hospitalar – hospitais psiquiátricos e hospitais gerais – e clínicas especializadas e outro no âmbito da recuperação dos acolhidos em comunidades terapêuticas.
“Quando você fala de comunidade terapêutica, melhorou bastante. Mas quando fala de internação, o cenário é delicado, é o calcanhar de Aquiles. Então há uma necessidade de capacitar e acompanhar mais de perto. Esse curso será lançado junto com a UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo. Eu, juntamente com Cláudio Gerônimo, Clarice Madruga, professora Sheila Caetano e outros palestrantes iremos ministrar o curso”, explica o Senapred, Dr. Quirino Cordeiro.
A expectativa é que o primeiro curso seja ofertado para profissionais que trabalham em serviços de internação para depende químico e o segundo curso para profissionais em geral que trabalham nas ressocializações de dependentes químicos, como comunidades terapêuticas, serviços de internação e em grupos de mútua ajuda.
“O governo trabalha no Brasil o conceito da recuperação. Quando a pessoa é internada em uma clínica ou acolhida em uma CT, ela faz um tratamento. A recuperação, na verdade, são estratégias que passam desde o tratamento até a reinserção social, trabalho junto a família, oferecendo cursos de capacitações, ajudando a pessoa a lidar com situações difíceis ao longo da vida, sem que isso faça com que ela recaia. Esse é o grande desafio que a política de drogas em geral no Brasil tem”, pontua o secretário.
ASCOM Imagine Acredite