Teve início nesta quarta-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), o 12º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-PR (CEP-PR), etapa fundamental do Congresso Nacional de Profissionais promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Realizado a cada três anos, o encontro tem como objetivo reunir profissionais da engenharia, agronomia e geociências para debater temas estratégicos e construir propostas que possam nortear políticas públicas e diretrizes profissionais para os próximos anos.
Com o tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”, o congresso se propõe a refletir sobre os desafios urbanos contemporâneos, como mobilidade, saneamento, moradia, qualidade ambiental e uso de energia limpa. Os debates são estruturados em cinco eixos temáticos, que guiam os trabalhos e contribuições dos participantes ao longo dos três dias de evento: Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Engenharia Pública, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Energético.
A abertura oficial contou com a presença de 400 pessoas, entre lideranças nacionais e regionais, autoridades políticas e representantes de entidades de classe. O momento foi marcado por falas de incentivo ao engajamento profissional, valorização da ciência e fortalecimento das instituições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os congressistas também foram lembrados sobre a importância da participação ativa na formulação de propostas, que serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais, previsto para ocorrer no Espírito Santo.
Na mesa de honra estavam a vice-presidente do Crea-PR, engenheira civil Margolaine Giacchini (Giaquini); o coordenador da Comissão Organizadora Regional do Congresso, engenheiro de segurança do trabalho Verginio Luiz Stangherlin; o deputado estadual Fábio Oliveira, que também preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná; o assessor da presidência da Celepar, engenheiro Álvaro José Cabrini Junior, que representou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; e a secretária municipal de Obras de Foz do Iguaçu, engenheira Thais Escobar.
Também participaram da cerimônia o presidente da Mútua Nacional, engenheiro civil Joel Krüger; o assessor da Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional, Clodemir Batista; a presidente da FAMEAG, engenheira civil Poliana Krüger; a chefe de gabinete da presidência da Mútua, Letícia Almeida; o chefe da Comunicação da Mútua, Felipe Pasqualine; e o editor-geral da revista ImagineAcredite, jornalista Sérgio Botêlho Júnior, além de representantes de conselhos regionais e entidades de classe de todo o Paraná.
Presidente da Mútua destaca investimentos e participação ativa da entidade no fortalecimento do Sistema
Durante sua fala na abertura do evento, o presidente da Mútua Nacional, engenheiro Joel Krüger, relembrou sua trajetória no Sistema, destacando que aquele era seu sétimo congresso estadual como participante — dois como conselheiro, dois como presidente do Crea, dois como presidente do Confea e, agora, como dirigente da Mútua. “Conheço a dedicação de cada profissional que participou dos encontros regionais e microrregionais até chegarmos aqui”, afirmou.
Diante disso, Krüger reforçou o papel da Mútua como parceira estratégica dos Creas e dos profissionais, detalhando os investimentos realizados para viabilizar os congressos estaduais e a participação na SOEA. “Disponibilizamos R$ 5,4 milhões aos Creas para a realização dos congressos estaduais e envio das comitivas. Na SOEA, investimos cerca de R$ 12 milhões em estrutura, reconhecimento facial, estandes, material de divulgação e apoio aos diretores regionais”, explicou, destacando o compromisso com a valorização da base.
O presidente também pontuou que a Mútua vai além do apoio logístico e financeiro, estando comprometida com o desenvolvimento de programas de longo alcance. Entre os exemplos citados, estão o Mútua Júnior, que oferece benefícios a estudantes; o Mútua Mulher, voltado à equidade de gênero; e o Mútua Sênior, destinado a profissionais com mais experiência. Além disso, mencionou iniciativas voltadas à diversidade, como ações para pessoas com deficiência, inclusão racial e respeito à diversidade sexual.
Krüger anunciou ainda um novo projeto em fase de finalização: o “Mútua Entidades”, que tem como objetivo fortalecer o papel das entidades de classe em seus territórios. “Queremos apoiar muito além do repasse de recursos. Nossa meta é que essas entidades atuem junto às prefeituras, comitês locais e na elaboração de normas técnicas, colocando o conhecimento técnico da engenharia a serviço da sociedade”, afirmou.
Ele ainda ressaltou o trabalho integrado da diretoria executiva da Mútua, formada por Evânio (Benefícios), Emanuel (Tecnologia), Edson (Financeiro) e Carlão (Administrativo).
Novas propostas e programas
Ainda em seu discurso, Joel Krüger compartilhou sua expectativa em relação ao Congresso Nacional de Profissionais, que ocorrerá em Vitória (ES), reforçando que o sistema se fortalece quando escuta a base e transforma sugestões em ações concretas.
Um exemplo citado por Krüger foi a implementação do voto online no Sistema Confea/Crea, uma antiga demanda dos profissionais que se tornou realidade em 2021, durante sua gestão no Confea. “É um feito que surgiu da base, foi amadurecido nos congressos e se tornou uma das maiores inovações democráticas do Sistema”, afirmou.
Além disso, também anunciou uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sebrae. “O maior benefício que podemos oferecer é o emprego e a viabilidade de empresas dos nossos associados. Isso é mais transformador do que qualquer auxílio pontual”, avaliou, sob aplausos.
Durante a cerimônia, Krüger também parabenizou a vice-presidente do Crea-PR, Margolaine Giacchini, pela condução dos trabalhos no evento, e saudou os conselheiros recém-empossados do Paraná. “Agora é hora de olhar os interesses maiores do nosso estado e da nossa categoria profissional. O 12º CEP-PR é um marco nesse processo de construção coletiva”, concluiu.









